sexta-feira, 27 de abril de 2012

Laboratório de Informática

O Laboratório de Informática da nossa escola tem passado por modificações muito legais! Com a ajuda da equipe do Laboratório de Inteligência do Ambiente Urbano (da C31 e C32), foram reinstalados equipamentos e, em breve, teremos computadores capazes de "rodar", com um mínimo de velocidade, as principais ferramentas à disposição atualmente! Infelizmente, ainda não contamos com rede elétrica suficientemente instalada para colocar em funcionamento e disponibilizar aos estudantes e à comunidade escolar toda a capacidade do Laboratório, mas teremos máquinas conectadas à internet em número suficiente para que todas as turmas possam contar com, pelo menos, um computador para cada dois estudantes. Diversos projetos já desenvolvidos na escola com a utilização de tecnologias da informação poderão, finalmente, ganhar velocidade e qualidade!
No "novo" Laboratório de Informática, cada computador recebeu o nome de uma ave da fauna brasileira, que foi pesquisada na http://www.wikiaves.com.br/, onde é possível até ouvir os cantos de muitas das espécies. Já escolhemos 18 aves incríveis, pena não termos o mesmo número de computadores instalados e funcionado ainda! Conheça nossas aves vencedoras:

 1 - Crejoá
2 - Canário-da-terra
3 - Tucano-de-bico-preto
4 - Periquito-de-encontro-amarelo
5 - Azulão
6 - Pica-pau-do-parnaíba
7 - Coruja da Igreja
8 - Bem-te-vi
 9 - Arara-vermelha
10 - Saíra-beija-flor
11 - Arara-azul
12 - Saíra-sete-cores
13 - Pardal
14 - Sabiá-laranjeira
15 - Araçari-banana
16 - João-de-barro
17 - Benedito-de-testa-amarela
18 - Beija-flor-de-gravata-vermelha

Regras de acentuação

Acompanhando os esforços qualificar a relação dos nossos estudantes com a Língua Portuguesa, publicamos as principais regras de acentuação atuais.

Regras básicas – Acentuação tônica
A acentuação tônica implica na intensidade com que são pronunciadas as sílabas das palavras. Aquela que se dá de forma mais acentuada, conceitua-se como sílaba tônica.
As demais, como são pronunciadas com menos intensidade, são denominadas de átonas.

De acordo com a tonicidade, as palavras são classificadas como:


Oxítonas – São aquelas cuja sílaba tônica recai sobre a última sílaba.
ca – coração – ca – atum – caju – papel




Paroxítonas – São aquelas em que a sílaba tônica se evidencia na penúltima sílaba.
útil – rax – xi – leque – retrato – passível



Proparoxítonas - São aquelas em que a sílaba tônica se evidencia na antepenúltima sílaba.
lâmpada – mara – tímpano – dico – ônibus


Acentuação:


Oxítonas:
Acentuam-se todas as oxítonas terminadas em: "a", "e", "o", "em", seguidas ou não do plural(s):
Pará - cipó - armazém - você - candomblé



Paroxítonas:
Acentuam-se as palavras paroxítonas terminadas em:
- i, is
táxi – lápis – júri

- us, um, uns
vírus – álbuns – fórum

- l, n, r, x, ps
automóvel – elétron - cadáver – tórax – fórceps

- ã, ãs, ão, ãos
ímã – ímãs – órfão – órgãos

-ditongo oral, crescente ou decrescente, seguido ou não de “s”.
água – pônei – mágoa – jóquei



Proparoxítonas:
Todas são acentuadas:
árvore – sílaba – pássaro – tônica



Aproveitem, também, jogos de Português:






terça-feira, 17 de abril de 2012

Update! Receita de massinha!


História da Escrita na A10




As turmas de A10 (1º ano do Ensino Fundamental), com a mediação das Professoras Fernanda, Cíntia e Cristina, estão participando de um projeto que objetiva conhecer o surgimento e a evolução da escrita, desde os pictogramas até a origem dos alfabetos.
Os estudantes participaram de atividades como hora do conto (sobre as primeiras formas de comunicação escrita), localizaram no mapa múndi as primeiras civilizações, assistiram a vídeos (como “A era do gelo” e “Irmão urso”), criaram quadrinhos contando a história da escrita e, por fim, realizaram escritas pictográficas no chão do pátio da escola (utilizando elementos da natureza, como pedras e pedaços de madeira para desenhar).
Confiram nosso álbum de fotografias e aguardem novidades!
Nossas próximas atividades: escrita em caverna e escrita em tablete de argila úmida...




quarta-feira, 11 de abril de 2012

Atividades na internet - EJA

Olá, estudantes da Educação de Jovens e Adultos! Em conjunto com a Professora Rosângela, foram selecionadas diversas atividades de alfabetização na internet, que também podem ser acessadas em casa e na lan-house!

Alfabeto com som:

Vogais:




Vogais e consoantes:




Bom trabalho!

Regiões brasileiras - C30

Olá, estudantes de C30! Prosseguindo nas pesquisas sobre as regiões brasileiras (nos componentes curriculares de Geografia e História), sigam o roteiro abaixo! Encontrem as informações sobre população e economia (que completam as planilhas 1 e 2) e respondam aos desafios ao lado, em duplas. Eles envolvem cálculos e só devem ser respondidos após cuidadoso trabalho! Os resultados serão discutidos em aula.

1) Acessem o site do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e encontrem a população de cada região.

2) Acessem o site da Wikipedia e encontrem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o rendimento per capita de cada região (que deve ser calculado da seguinte forma: somar os valores dos estados de cada região e dividir pelo número de estados). 

Bom trabalho!

Conselhos Diagnósticos 2012

Desde a última semana, estão sendo realizados os primeiros Conselhos Diagnósticos do ano. Neles, professores, supervisores, orientadores e oficineiros verificam, registram e discutem problemas de infrequência às aulas e projetos, compõem um perfil sócio-afetivo de cada turma e combinam estratégias coletivas que solucionem os problemas detectados. A partir dos resultados dos Conselhos, as famílias serão comunicadas, a fim de que, juntos e com muita antecipação, possamos resgatar o compromisso com a Escola. Desde o início do ano, porém, muitos responsáveis têm sido notificados por bilhetes, pelo telefone ou chamados a comparecer, e muitos problemas já foram encaminhados e resolvidos.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Semana da Páscoa no Turno Integral

Os estudantes do Turno Integral (da turma B20) lembraram da alegria da época de Páscoa criando belas flores, feitas com massa de modelar, que já está virando "febre" por aqui"! Com a mediação da Professora Letícia, prepararam sua própria massinha (com farinha de trigo, sal, água e tinta têmpera), demonstrando que, quando existe criatividade, recursos simples podem se transformar em ferramentas divertidas de aprendizagem.