O ato de ler é muito mais do que apenas identificar os códigos de escrita. O leitor em seu dia-a dia vai muito além da leitura de palavras, frases e sentenças que um texto escrito apresenta.
O exercício da “leitura” da escrita faz com que ele se aproprie e aprimore a capacidade de “ler” outros “textos” e“contextos”, como uma obra de arte ou o ambiente em que vive. Para Paulo Freire saber ler é antes de tudo aprimorar o olhar.
E O QUE É RELEITURA?
Releitura não é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma falsificação. Consiste, sim, na criação de uma nova obra, realizada a partir de outra feita anteriormente, acrescentando nessa nova produção um toque pessoal e uma nova maneira de ver e sentir, de acordo com a cultura e vivência próprias de cada pessoa. O exercício de Releitura não é um “fazer” recente. Na história da Arte podemos encontrar vários exemplos de artistas que lançaram mão disso na construção de suas obras, como Van gogh, PIcasso, Magritte, Matisse, Dali, Botero.
Mona Lisa de Leonardo da Vinci (1503) Mona Lisa de Fernando Botero (1998)
O exercício da “leitura” da escrita faz com que ele se aproprie e aprimore a capacidade de “ler” outros “textos” e“contextos”, como uma obra de arte ou o ambiente em que vive. Para Paulo Freire saber ler é antes de tudo aprimorar o olhar.
E O QUE É RELEITURA?
Releitura não é simplesmente uma cópia, nem plágio, muito menos uma
Mona Lisa de Leonardo da Vinci (1503) Mona Lisa de Fernando Botero (1998)
“Minha Mona Lisa não é a de Leonardo Da Vinci. Pode-se usar um mesmo tema e criar um quadro totalmente diferente. Aí reside a verdadeira originalidade, tomar emprestados personagens que todos já tenham feito e fazê-los de maneira diferente”. Fernado Bottero
Agora que já sabemos as diferenças e semelhanças entre os diferentes olhares, vejam as releituras da obra Mona Lisa feitas pelos alunos das TC21 e C22 nas aulas da Prof Rosani.
Agora que já sabemos as diferenças e semelhanças entre os diferentes olhares, vejam as releituras da obra Mona Lisa feitas pelos alunos das TC21 e C22 nas aulas da Prof Rosani.
Nenhum comentário:
Postar um comentário